Press "Enter" to skip to content

«Odair foi baleado outra vez!»

Centenas de pessoas ocuparam as ruas de Lisboa por justiça, no passado sábado, 20 de Junho. O ponto de partida foi o Largo São Domingos, passando pelo Rossio e Praça da Figueira, com término no Campo das Cebolas.

A convocatória foi realizada pelo movimento Vida Justa, que nos comunicaram que:

«Odair Moniz foi morto a tiro por um agente da PSP, Bruno Pinto, a 21 de Outubro de 2024. O crime do Odair foi não ter respeitado uma regra de trânsito. O polícia que o matou garantiu ao tribunal que só disparou, quase à queima roupa, duas balas que o mataram, porque Odair tinha uma faca.

O Tribunal de Sintra concluiu que não havia faca nenhuma na posse do homem morto, mas não aceitou processar os polícias que tinham aparentemente plantado no lugar do crime a arma branca. A inversão de papéis que transforma vítimas de racismo e violência policial em culpados é um fenómeno sistémico e comum.

Apesar de Odair não pôr em perigo a vida dos dois polícias, o Tribunal de Sintra concluiu, no dia 15 de Junho, que houve “legítima defesa” na acção do agente da PSP, que apenas foi sancionado porque houve “excesso de meios”.

A lista de absurdos no julgamento evidencia que a Justiça não escapa ao racismo estrutural. Não é a primeira vez que a justiça está inclinada e acha que a violência policial mortal é um excesso, que é um pequeno exagero compreensível.

Para os tribunais, os jovens e os trabalhadores dos bairros podem ser tratados como se não fossem humanos e, quando são abatidos, há sempre uma razão ponderada para isso.»

Não esquecemos, não perdoamos!

 

…………..

Texto e foto de Outros Ângulos (pelo Jornal Mapa)

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *