shop-cart

Lendo: “Pandemia Solidária” do Jornal MAPA com menção honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

“Pandemia Solidária” do Jornal MAPA com menção honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

“Pandemia Solidária” do Jornal MAPA com menção honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio


A série Pandemia Solidária do Jornal MAPA, da autoria de Sara Moreira, Catarina Leal, Filipe Nunes 1, foi distinguida com uma menção honrosa na edição de 2021 do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio na categoria de Trabalhos Jornalísticos.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínio relevantes para a Economia Social. O prémio da categoria de Trabalhos Jornalísticos foi este ano atribuído a Cecília Malheiro (LUSA) pelo trabalho “Covid-19: Centro de Apoio ao Sem-abrigo do Porto triplica refeições entregues semanalmente”, tendo sido igualmente atribuída uma menção honrosa a Nuno Guedes (TSF) pela reportagem radiofónica “O diário da nossa pandemia”.

Em resposta à crise sanitária, económica e social trazida pela COVID-19, surgiu um “surto de apoio mútuo” de Norte a Sul do país. Entre Abril e Maio de 2020, o Jornal Mapa entrevistou um conjunto de associações, cooperativas e coletivos informais que deram corpo e voz à série Pandemia Solidária. Cantinas autogeridas, redes de distribuição de alimentos e bens essenciais e apoio a pessoas e animais vulneráveis são algumas das iniciativas que vão bem além da assistência e caridade e que demonstram a concretização da solidariedade na prática.

Num contexto em que as medidas de confinamento levaram à redução drástica do apoio garantido por entidades formais da Economia Social, importou identificar iniciativas que, com diferentes meios e recursos, implementaram redes de apoio com impacto significativo, e com a rapidez e agilidade que não foram possíveis em contextos institucionais. Assim, nesta série, o Jornal MAPA viu expandida a noção de Economia Social para um conjunto de práticas que se verificam em diferentes esferas sociais e de acordo com diferentes modelos organizacionais.

Relê as diversas reportagens:

1 O prémio visava trabalhos publicados entre 30 de abril de 2020 e 29 de abril de 2021, o que deixou de fora artigos da série publicados em data anterior, nomeadamente uma entrevista de Francisco Colaço Pedro à Caldeira Negra, publicada a 14 de Abril de 2020.


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to ““Pandemia Solidária” do Jornal MAPA com menção honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio”