shop-cart

Lendo: Barroso: 18 de Janeiro – o tempo de servidão acabou

Barroso: 18 de Janeiro – o tempo de servidão acabou

Barroso: 18 de Janeiro – o tempo de servidão acabou


A Savannah recebeu luz verde governamental para invadir terrenos privados e baldios. As populações locais apelam à solidariedade e marcaram uma manifestação para 18 de Janeiro.

Há uns meses, a Savannah Resources solicitou à Direcção-Geral de Energia e Geologia uma «servidão administrativa» que lhe conferisse o direito legal de entrar e trabalhar em terrenos privados e baldios para novas prospecções. A resposta positiva do governo foi dada no dia 6 de Dezembro de 2024, por um período de um ano.

Em reacção, A Sachola, um espaço localizado na antiga escola primária de Covas do Barroso, lançou um apelo às suas redes de solidariedade e apoio para que não deixem cair a luta, seja organizando sessões de angariação de fundos, seja mantendo o tema na ordem do dia, com debates, filmes, cartazes, faixas, autocolantes.

Também a Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) se apressou a reagir, convocando uma manifestação para o dia 18 de Janeiro. Depois de sete anos em que a sublevação da população a proibiu de aceder a terrenos baldios, a Savannah não perdeu tempo e, de acordo com a UDCB, «contra a vontade das proprietárias, avançou com as máquinas e começou a aplanar a Serra para colocar plataformas de prospecção».

Ainda nas palavras desta associação, «50 anos após o 25 de Abril, o Estado continua a impor projectos à força, indiferente à realidade e às vontades das pessoas, chamando a tudo isto um “procedimento normal”». Por isso, e porque «não somos nem seremos meros territórios de extração», «a única coisa normal aqui é resistir».

Assim, no dia 18 de Janeiro, «os lobos voltam a uivar na Serra» e «as alcateias reúnem-se no Largo do Cruzeiro de Covas do Barroso às 11h00 para rejeitar o despacho ministerial de obediência. O tempo da servidão acabou!»


Written by

Teófilo Fagundes

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Barroso: 18 de Janeiro – o tempo de servidão acabou”