shop-cart

Lendo: Caravana feminista europeia 2015

Caravana feminista europeia 2015

Caravana feminista europeia 2015


diamulher2015

2015 é o ano da 4ª Acção Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Uma caravana sai daTurquia (Curdistão), no dia 8 de Março, e irá viajar pelo norte, sul, este e oeste da Europa, chegando a Portugal a 17 de Outubro.

Vamos assinalar esta partida a 7 de Março, numa conferência de imprensa na rua, junto à entrada da Estação do Rossio, pelas 18h, e com uma caravana e evento em Ponta Delgada, nos Açores. Articulada com esta iniciativa, decorrerão uma série de eventos (mais informação aqui)

Neste momento estão já envolvidas na caravana os seguintes colectivos e organizações: Marcha Mundial das Mulheres – Portugal, Colectivo A matilha, Associação Comunidária, CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amilcar Cabral, GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental , Habita – Associação pelo direito à habitação e à cidade, Jornal Mapa, Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, Associação Não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, Rede de Mulheres da Pesca dos Açores, República Marias do Loureiro, UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, UMAR-Açores, UMAR-Coimbra.

Colectivamente  estão a organizar-se oficinas, mostras de cinema, debates, tertúlias, bicicletadas e marchas em Lisboa, Porto, Coimbra e Açores, ao longo deste ano, numa mobilização que se quer crescente, até o Encontro Internacional, que fechará a Caravana em Coimbra.

A rota da Caravana será a das resistências e das alternativas, a análise a partir do corpo e do território, o traço o da visibilidade do invisível. Em 2015 vamos construir coletivamente um mapa alternativo do mundo, onde se vejam as experiências e as lutas emancipatórias construídas a partir das mulheres e dos feminismos em todas as regiões do mundo. Portugal estará neste mapa com as suas lutas, reivindicações e alternativas.

Com a caravana queremos ir ao encontro de grupos feministas de base, grupos de mulheres e colectivos que lutam e resistem nas suas cidades e localidades contra a violência, a austeridade, a pobreza, o racismo, o fascismo, a lesbofobia, a exploração laboral e todas as opressões que tornam mais difícil a vida para as mulheres. O nosso objectivo é documentar e visibilizar as lutas, resistências e estratégias de mulheres que enfrentam problemas semelhantes em contextos diferentes.

Dentro do macro tema que é Corpo e Território, pretendemos concentrar esforços sobre temáticas que nos parecem urgentes: Violência policial e violência institucional; Ocupação do espaço público; Assédio sexual; Violência de género; Soberania Alimentar; Habitação e Direito à cidade; Trabalho (pago e não pago) e Privatização dos Cuidados; Discriminação sobre as mulheres lésbicas – Co-adopção; Pobreza; Racismo; Migrações; Arte e feminismos;

A Caravana irá semear redes de solidariedade e partilha de conhecimento para juntas construirmos a nossa história e criarmos alternativas feministas frente ao patriarcado e ao capitalismo que tornam as nossas vidas inviáveis.

Durante a 4ª Acção serão organizados inúmeros eventos feministas a nível local e regional. As coordenadoras nacionais e a Marcha Mundial das Mulheres, assim como outros grupos e contactos participantes irão dinamizar estes eventos.

A caravana é uma oportunidade real para fortalecer alianças com movimentos activistas a nível europeu e internacional. Apelamos à mobilização, apoio e participação de várias organizações, colectivos e pessoas activistas pelos direitos das mulheres, das pessoas LGBTI, das pessoas migrantes, contra o racismo, pelos direitos socioeconómicos e políticos (trabalho, educação, habitação, saúde, participação política).

Coimbra irá receber a caravana na sua última paragem, como tal, será o palco do evento final desta grande viagem.

Marcha Mundial das Mulheres – Portugal

Apareçam, são muito bem vind@s!!!!

 

 

 

 

 

A story about

,

Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (3)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 People Replies to “Caravana feminista europeia 2015”

  1. Estimadas colegas de ADRL,

    Escrevo em nome do grupo feminista de Madrid, Las Tejedoras, para perguntar onde termina a marcha mundial das mulheres.
    Temos dúvida si é em Lisboa ou em Coimbra. Internet indica as duas cidades.
    Pode nos dizer o que é?

    Estamos ansiosas para participar na açao final.

    Muito obrigada,

    Rocío, Las Tejedoras – Colectivo Feminista Madrid (@Las_Tejedoras)

  2. MMM

    Olá
    Respondo em nome da Marcha Mundial das Mulheres – Portugal.
    Por vários motivos, a acção final da Caravana Feminista foi alterada para Lisboa.

    Irá decorrer a 15, 16 e 17 de Outubro e, por motivo de organização da logística de dormidas e comida, temos inscrições abertas: https://docs.google.com/forms/d/1o5wAUftQFOTsxd3V5v75ILfGdOtrcizf2QQBEJgMPuY/viewform

    Para propostas de organização de oficinas, enviem um e-mail até dia 10 de Setembro, com o título da oficina para: mmmulherespt@gmail.com

    Qualquer outra questão, podem contactar directamente connosco através do mesmo e-mail.

    Abraços e sejam muito bem-vindxs!
    Inês

  3. ajudem a divulgar e participem, por favor. Queremos que um outubro feminista no porto, organizado em rede por pessoas diversas.
    https://www.facebook.com/festfeminista.porto?pnref=story