
Desculpa, mas não encontramos nada.
Desculpa, mas não encontramos nada.
Lendo: A solidariedade é possível: apoio directo a Gaza
Assistir às notícias que chegam de Gaza pode fazer com que nos sintamos impotentes, mas a solidariedade é possível, não apenas nos gestos de protesto, boicote ou sabotagem, mas também através do apoio aos grupos que trabalham no terreno sem parar para criar ilhas e linhas de sobrevivência para quem vive sob esta ocupação brutal.
Pode-se participar tanto através de doações como da divulgação do trabalho que estão a realizar. As doações e o apoio são formas directas de ajudar os que tentam sobreviver a um genocídio. Os grupos de apoio mútuo recolhidos no site It’s Going Down e listados abaixo também publicam actualizações constantes sobre o seu trabalho, mostrando os resultados da solidariedade, que se concretiza na criação de infraestruturas que salvam vidas e na satisfação de necessidades directas. Ao desenvolver a capacidade de ampliar a solidariedade material no terreno, estes grupos podem realmente ajudar quem está a ser directamente afectado.
A Equipa Sanabel (Sanabel Team) é «uma equipa de ajuda mútua liderada por palestinianos que presta apoio em Gaza desde 2018». O grupo promove ajuda financeira, prepara refeições quentes que fornece diariamente, traz camiões-cisterna, distribui bens de primeira necessidade, como fraldas e leite em pó para bebés, e trabalha para fornecer artigos como tendas e lonas às pessoas deslocadas pela ocupação em curso. Publica actualizações constantes sobre o seu trabalho no Instagram e está envolvido numa grande variedade de projetos em várias áreas.
«A nossa missão é continuar a disponibilizar ajuda directa no terreno às famílias durante este período. Os fundos serão destinados a necessidades como alimentos, água e materiais de construção para abrigos, quando disponíveis. A reconstrução da vida será a próxima fase», dizem, acrescentando que «juntos, criamos um efeito cascata que nutre não apenas os corpos, mas também as almas. O nosso compromisso em fazer a diferença na nossa comunidade é inabalável».
IG: https://www.instagram.com/thesanabelteam/
Web: https://www.thesanabelteam.com/
YouTube: https://www.youtube.com/@SanabelTeam/
A Equipa Sadaqah (Sadaqah Team) é uma iniciativa de apoio mútuo no terreno que opera em Gaza e no Líbano. De acordo com as suas próprias palavras, esta iniciativa «depende totalmente da generosidade das pessoas. Cada doação que recebemos ajuda-nos a alcançar mais comunidades que precisam urgentemente de apoio. A situação em Gaza e no Líbano é desoladora. Com tão pouca ajuda internacional a chegar, as pessoas estão a lutar até mesmo pelo básico. Juntos, porém, podemos fazer a diferença, proporcionando algum alívio e esperança nestes tempos devastadores».
IG: https://www.instagram.com/the.sadaqah.team/
PayPal: https://www.paypal.com/paypalme/TharcisZaaruolo
A Operação Ramo de Oliveira (Operation Olive Branch) é, nas suas próprias palavras, «um esforço colectivo de base, impulsionado por voluntários, para ligar e amplificar as vozes palestinianas, num esforço para apoiar as suas necessidades vitais, que incluem, entre outras, os seus pedidos de ajuda mútua. A nossa iniciativa de solidariedade é dirigida por um conselho central diversificado de defensores globais, incluindo vozes palestinianas e judaicas».
GoFundMe: https://www.gofundme.com/f/operationolivebranch
O Colectivo de Apoio Mútuo de Gaza (Gaza Mutual Aid Collective – GMAC) fornece, em Gaza, refeições quentes e apoio directo. O GMAC «é um colectivo de base comprometido em ajudar financeiramente o povo de Gaza, cuja qualidade de vida se tem se deteriorado progressivamente ao longo de quase duas décadas devido ao bloqueio colonial aéreo, terrestre e marítimo e ao cerco pela ocupação sionista».
Instagram: https://www.instagram.com/gazamutualaid/
Web: https://gazamutualaid.substack.com/
Venmo: @/amirqudaih
PayPal: amirqudaih@gmail.com
A Thamra é «uma organização palestiniana que promove a soberania alimentar. Trabalhamos para alcançar a auto-suficiência e restaurar a nossa terra». O apoio recebido será utilizado para «garantir que a população de Gaza tenha acesso a frutas e legumes frescos», «construir hortas urbanas (…) em varandas, jardins ou telhados – para capacitar as famílias a cultivarem os seus próprios alimentos, promovendo a sustentabilidade e a auto-suficiência», ou «reparar e restaurar poços de água em bairros por toda a Faixa de Gaza para garantir que as comunidades tenham acesso a este recurso vital».
IG: https://www.instagram.com/thamra_org
GoFundMe: https://gofund.me/771b0495
O Projeto Sameer (Sameer Project) é uma iniciativa de apoio mútuo que está a realizar várias campanhas para fornecer apoio e ajuda directa em Gaza. Ou seja, uma «iniciativa baseada em doações, liderada por palestinianos na diáspora, que trabalha para fornecer ajuda a famílias deslocadas em Gaza».
IG: https://www.instagram.com/thesameerproject
LinkTree: https://linktr.ee/thesameerproject
O Projecto Efeito Borboleta (Butterfly Effect Project) é «uma equipa internacional de voluntários dedicados, unidos por uma missão comum: amplificar as vozes dos oprimidos e apoiar as vítimas da guerra, com especial enfoque no povo da Palestina – Gaza. A nossa missão principal é partilhar as suas histórias nas redes sociais, garantindo que as suas experiências e lutas cheguem a um público global».
«Além de amplificar vozes, prestamos ajuda humanitária imediata no terreno, atendendo às necessidades urgentes de inúmeras famílias afectadas por conflitos. O nosso compromisso de longo prazo estende-se à realização de campanhas, onde trabalhamos incansavelmente para aumentar a consciencialização e promover mudanças significativas».
IG: https://www.instagram.com/butterflyeffect.project/
Web: https://www.thebutterflyeffectproject.org/
Foto de destaque da organização palestiniana Thamra
0 People Replies to “A solidariedade é possível: apoio directo a Gaza”