shop-cart

Atrapalhar o gás

Jornal Mapa

No passado sábado, dia 13 de maio, um grupo de cerca de 200 pessoas juntou-se numa ação de desobediência civil para impedir a chegada de um novo carregamento de gás ao Terminal de Gás Liquefeito do porto de Sines. Divididos em quatro grupos, conseguiram bloquear, durante sete horas, diversos pontos de acesso ao Terminal e adiar a chegada de gás para a madrugada do dia seguinte.

Quem te liga à luz?

Guilherme Luz

"um objetivo claro: propor alternativas concretas para que as comunidades tomem a energia nas suas mãos."

Capitalism: a ghost story

Jornal Mapa

Arundhati Roy tem uma escrita visual. Quando nos descreve a realidade, fá-lo de uma forma nua, crua, quase cruel, mas com sátira – e o seu sentido de humor cáustico leva-nos a mergulhar ainda mais fundo no mundo que nos descreve com palavras.

Todas Sabemos

Jornal Mapa

Mais de 850 académicos, estudantes e outros profissionais assinam um manifesto solidário com as autoras do artigo que acusam Boaventura Sousa Santos (BSS) de assédio moral e sexual, assim como com todas as pessoas sujeitas a abusos de poder e outras formas de violência em contexto académico e fora dele. Falámos com Josina Almeida e Marta Lança, duas das 21 redactoras do manifesto Todas Sabemos.

Desastres ambientais, conflitos e corrupção: Minas não!

Teófilo Fagundes

Cerca de mil organizações civis e 130 cientistas unem-se aos movimentos anti-mineração e exigem que Bruxelas cancele os projectos relacionados com as «matérias-primas críticas», numa altura em que a Savannah Resources anda pela Barroso a tentar invadir terrenos que não são seus.

Caminhando, em luta pelos territórios da existência

Jornal Mapa

Dezenas de projetos de mineração estão atualmente em processo de prospeção ou em fase de pedido de licenças de exploração – e centenas mais devem estar na imaginação de um governo que, em parceria com o capitalismo «verde», tem vindo a aprovar concessões por todo o território nacional.

O novo Jornal MAPA está nas ruas

Jornal Mapa

Os tempos são críticos para o Ocidente «fortaleza», com a sua falsa paz ameaçada pela guerra global e pelo aumento de fluxos migratórios. O Mediterrâneo não é um cemitério, é um local de crime, e a gestão militarizada das fronteiras é potenciada pela monitorização e vigilância a todos os níveis, com particular uso das apps digitais.

Prácticas para um futuro com o qual valha a pena sonhar.

Filipe Olival

Entre os dias 6 e 8 de Outubro realizou-se em São Luís (Odemira), nas instalações da Regenerativa, o 2º Fórum de Cooperativas Integrais. Ao todo, somou-se mais de uma centena de inscritos e mais de 30 entidades representadas, desde cooperativas a proto-cooperativas e grupos informais.

Felizmente continua a haver luar (Junho/Setembro 2023)

Jorge Valadas

Em março, Macron anunciou o aumento da idade de reforma de 62 para 64 anos. Esta enésima «reforma» das pensões é vista, muito justamente, como uma etapa suplementar de uma demolição das condições de vida que parece não ter limites.

Um anarquista que faz tremer um Estado

Jornal Mapa

Alfredo Cospito é um preso anarquista italiano de 56 anos que há mais de 4 meses leva a cabo uma greve de fome contra o regime de isolamento máximo 41-bis a que foi submetido desde Maio de 2022.

Vida justa, gritou a periferia de Lisboa

Jornal Mapa

Entrevista com Sinho, da Associação Cavaleiros de S. Brás e Nu Sta Djunto, a propósito da manifestação por uma vida justa que aconteceu no centro de Lisboa, em Fevereiro.

Novo ataque da Turquia sobre os povos no nordeste da Síria

Jornal Mapa

Em todo o Norte e Leste da Síria, sob controlo curdo, desde o dia 5 de outubro que se sucedem uma serie de ataques aéreos turcos que visam infra-estruturas de fornecimento de electricidade, água e outras infra-estruturas humanitárias básicas, a par das instalações petrolíferas e estabelecimentos económicos da região.

Conversas com Carlos Taibo e encontros na Feira Anarquista do Livro

Jornal Mapa

Carlos Taibo, professor jubilado de Ciência Política na Universidade Autónoma de Madrid, é um dos mais activos autores libertários da actualidade. Três conferências pelo sul de Portugal, em Faro (dia 20, na Associação de Músicos, às 21 h), em Portimão (dia 21, Clube União, 21 horas) e em São Luís, Odemira, (dia 22, Regenerativa, 17 horas) antecedem a sua presença na Feira Anarquista do Livro em Lisboa (23 e 24, Centro Social do Bairro Alto).