shop-cart

Europoliciar através de algoritmos

Teófilo Fagundes

Em contradição com a sua própria opinião, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta que aumenta os poderes da Europol e reforça um modelo de policiamento baseado em dados, que abre caminho a uma gestão algorítmica de pessoas sob vigilância biométrica permanente.

Está nas ruas o número 32 do Jornal MAPA!

Jornal Mapa

Está nas ruas o mais recente Jornal MAPA, o último de 2021, com destaque para a Caravana Zapatista pela Vida, as mobilizações deste Verão contra a mineração no Barroso, a acção neo-colonial da Portucel em Moçambique e muitos outros.


Velhos muros novos

Teófilo Fagundes

Depois de tentar impossibilitar a chegada de migrantes pela sua fronteira meridional, deslocalizando as fronteiras ainda mais para Sul e militarizando o Mediterrâneo, a UE vê com bons olhos a...

Histórias da cadeia

Jornal Mapa

O silêncio por cada tortura ou morte nas prisões perpetua uma situação intolerável. Recolhemos algumas histórias de homens e mulheres que sobreviveram a períodos de reclusão, para que estas vozes possam ajudar a derrubar os muros destes locais infames.

Portugal // 2500km2 à venda por um punhado de lítio

Jornal Mapa

Da abertura da Consulta Pública do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio às lutas que se avizinham, passando pelas batalhas que este relatório já iniciou.

Na Líbia, a barbárie é europeia

Teófilo Fagundes

No seguimento do escalar da violência da campanha persecutória levada a cabo pelas autoridades líbias, milhares de migrantes estão a exigir a sua evacuação imediata para um país seguro.

Do Racismo à Portuguesa

Jornal Mapa

Mais uma vez, a polémica sobre o racismo em Portugal tornou-se escaldante e transbordou para as ruas. O assassinato em Moscavide de Bruno Candé, com claros contornos racistas, foi o detonador.

A C.O.S.A. – Foto reportagem

Jornal Mapa

A partir de 13 de Outubro do ano 2000, a Casa Okupada de Setúbal Autogestionada (COSA) existiu e resistiu no nº2 da Rua Latino Coelho do Bairro Salgado na cidade do Sado.

Violência Assintomática!

Jornal Mapa

Mais uma pessoa morreu à guarda do estado que a considerava um número, um número no meio de milhares de outros números identificados na comunicação social como recluso.

Negação e antifascismo

Diogo Duarte

O manto da ilusão de estabilidade, paz e progresso, que pontualmente se afirmou na história do século XX europeu, caiu há muito. A sensação que nos percorre não é mais...

A decomposição irreversível da cidade

Jornal Mapa

«A rua está morta. Esta descoberta coincidiu com tentativas frenéticas para que ela seja ressuscitada.» Rem Koolhaas Enquanto a metrópole se espalha indefinidamente... A metrópole é o território por excelência...

Uma noite do tamanho de um país

Filipe Nunes

Na noite de 10 de Junho de 1995, Alcindo Monteiro era assassinado em Lisboa por neo-nazis, acordando o país para a questão da extrema-direita e do racismo impregnados no(s) Dia(s) de Portugal.