shop-cart

Lendo: Movimento marca manifestação anti minas para 2 de Abril

Movimento marca manifestação anti minas para 2 de Abril

Movimento marca manifestação anti minas para 2 de Abril


No seguimento da publicação do relatório da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), mais concretamente a 3 de Fevereiro, nascia o Movimento Seixoso-Vieiros: Lítio Não. Este movimento anuncia agora uma manifestação para o dia 2 de Abril.

Reconhecendo «a necessidade e urgência da descarbonização e da implementação de estratégias para mitigação das alterações climáticas», o movimento que se opõe à mineração na zona Seixoso-Vieiros considera que «estas propostas de mineração, dependentes da volatilidade do mercado global e com a previsão de períodos curtos de exploração» serão «causa de declínio ambiental e socioeconómico».

«Para este declínio contribuirão os impactes ambientais, cuja exploração prevista será a céu aberto, através de rebentamentos e detonações do solo, lavagem das rochas com processos químicos que implicam a utilização de milhares de litros de água. Todo este processo tem efeitos nocivos, como a poluição e a contaminação do ar, dos solos e, sobretudo, das águas e lençóis freáticos», acrescenta o Movimento Seixoso-Vieiros: Lítio Não.

Nesse sentido, lançam o convite para a presença de toda a gente na Manifestação que irá decorrer no sábado, dia 2 de Abril às 15 na Praça da República, em Felgueiras (em frente à Câmara Municipal de Felgueiras).


Written by

Teófilo Fagundes

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Movimento marca manifestação anti minas para 2 de Abril”