shop-cart

Lendo: Cerco à Terra e ao Corpo

Cerco à Terra e ao Corpo

Cerco à Terra e ao Corpo


Entre as 20h e as 23h do dia 21 de Março, Domingo, arranca o festival online Mátria Amada, a cargo do Grupo Manuí (Brasil), que reunirá músicos, escritores, artistas, atores, lideranças indígenas e quilombolas, num evento que pretende “promover reflexões acerca dos cuidados com o meio ambiente e preservação dos ecossistemas, através de intervenções artísticas e um espetáculo a cada evento”.

O espetáculo de dia 21 fica a cargo da companhia de Teatro setubalense Teatro Estúdio Fontenova, que apresentará a performance “Cerco”, por volta das 22h, no canal de Youtube do Grupo Manuí.

O Teatro Estúdio Fontenova, que regularmente tem promovido o melhor festival de Teatro na cidade de Setúbal, criou uma obra que questiona a relação do corpo com a Terra, e os cercos sob os quais vivemos:

“Ocupámos as terras, delimitámo-las, fechámo-las cada vez mais, até para quem sempre viveu delas. E como reagiu o nosso corpo a estes “cercos”? Foi-se fechando também, nele mesmo, e na sua ligação à terra. Corpo e Terra, dois lugares que habitamos, como não pensar neles de forma intrinsecamente ligada? Olhamos para o Alentejo, para Setúbal, para movimentos indígenas que questionam a violência para com terra e a violência para com o corpo da mulher, questionámos mulheres à volta do mundo na sua ligação corpo-terra, questionámos as nossas próprias ligações, bebemos das investigações académicas de Silvia Federici e do conceito de Marx de “cercamento”. Assim, cercámos corpos, palavras, memórias e movimentos descobrindo que precisamos de os devolver, mais livres e mais abertos.

Em memória da(s) (histórias) da avó Guilhermina.
Em memória da Acácia que era meu avô.”

Para mais informações e para apoiar esta iniciativa, visitem a página do TEF e acompanhem a programação do Festival Mátria Amada.


Written by

M. Lima

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Cerco à Terra e ao Corpo”