shop-cart

Lendo: Comunicado da CODEDI (17 Julho)

Comunicado da CODEDI (17 Julho)

Comunicado da CODEDI (17 Julho)



Ao povo de Oaxaca

Às organizações sociais
Aos organismos de direitos humanos
Aos meios de comunicação livres e pagos

Hoje, 17 de Julho, aproximadamente às onze e meia da manhã, homens fortemente armados, encapuçados e vestidos de militares entraram no domicílio de Abraham Hernandes González, o qual se situa na comunidade de Salchi, San Pedro Pochutla. Levaram-no com grande violência, transportando-o depois numa pick-up RH-70-92, escoltada por motos.

Desde o momento do sequestro avisaram-se diversas corporações policiais sem que nenhuma delas fizesse algum esforço para localizar o companheiro, que foi encontrado sem vida na mesma comunidade, depois de aproximadamente cinco horas. Responsabilizamos diretamente o governo de Alejandro Murat (governador de Oaxaca, pertencente ao PRI), pelo sequestro e assassinato do companheiro Abraham Hernandes, que desempenhava um importante papel como coordenador local da comunidade dos ciruelos. A falta de interesse do governo em resolver casos como este revela uma cumplicidade entre os grupos delinquentes que operam na região e o estado, deixando estes grupos operar livremente a todas as horas do dia, sem que ninguém os detenha, assim como também nos faz ver a farsa que é a operação “praia segura”, quando é nestes sítios que a insegurança se revela maior, mais ainda neste retorno do PRI ao estado de Oaxaca, que como se sabe estão envolvidos com o narcotráfico.
Exigimos justiça e castigo para os responsáveis materiais e intelectuais pelo assassinato do companheiro Abraham Hernandes, assim como também exigimos justiça para os nossos três companheiros assassinados no passado dia 12 de Fevereiro (Ver Jornal MAPA nº. 20 ) e que até à data o governo estatal não apresentou avanços na investigação e os responsáveis destes crimes continuam em liberdade.

Fazemos uma chamada às organizações sociais a unirem -se a esta exigência de justiça pelos companheiros assassinados de CODEDI, e por todos os lutadores sociais e defensores de direitos humanos que vivem um momento de constante ameaça.

Fim às agressões a CODEDI
Justiça para os nossos companheiros assassinados
Alejandro vive
Luis Angel vive
Abraham Hernandes vive

Comité pela defesa dos direitos indígenas CODEDI

:::

Ver o artigo anterior sobre o mesmo assunto, aqui.

A story about

,

Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Comunicado da CODEDI (17 Julho)”