shop-cart

Lendo: Centro de Cultura Libertária ameaçado pela “Nova Lei das Rendas (altas)”

Centro de Cultura Libertária ameaçado pela “Nova Lei das Rendas (altas)”

Centro de Cultura Libertária ameaçado pela “Nova Lei das Rendas (altas)”


cclO Centro de Cultura Libertária, emblemático ateneu anarquista fundado em 1974, está uma vez mais em risco por via da nova lei das rendas. Situa-se em pleno coração de Cacilhas (Almada), zona alvo de uma crescente especulação imobiliária. O novo regime arrendatário é hoje um ele mento essencial das estratégias de redefinição do espaço urbano pelo capital e a principal ameaça à vivência popular dos bairros históricos ou à mera possibilidade de simplesmente alguém poder ter um teto.

O Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), mais conhecido por nova lei das rendas, entrou em vigor em 2012. Segundo o portal da habitação, a lei constitui uma resposta ao aumento do mercado do arrendamento, decorrente da crise do mercado imobiliário, visando a atualização das rendas. Na prática a nova lei tem como objetivo reestruturar e liberalizar o mercado do arrendamento. A propaganda que envolve a NRAU serve-se de ideias de justiça e igualdade, acabando, na prática, por se revelar uma tentativa de rentabilizar o mercado do imobiliário como se de um qualquer produto de consumo se tratasse, sem atender a qualquer preocupação social e ao direito à habitação.

A agilização dos despejos tem sido um ponto bastante controverso do NRAU. Através de um organismo criado especialmente para este fim, o Balcão Nacional do Arrendamento (BNA), deram entrada, até 15 de Novembro de 2013, 3338 pedidos, tendo sido concluídos 1039 processos de requerimento de despejo de acordo com o 2.º Relatório Trimestral da Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano. Na sua maioria, os pedidos de despejo têm como base a resolução dos contratos de habitação devido ao não pagamento ou ao atraso no pagamento das rendas. O que significa que são os pobres que estão a ser despejados.

Neste contexto surgiu a tentativa de novo aumento de renda do espaço do Centro de Cultura Libertária (CCL), à semelhança do que acontecera em 2009. Criado logo após o 25 de Abril de 1974, por um grupo de anarquistas da margem sul, foi sede do jornal “Voz Anarquista” e das revistas “Antítese” e “Húmus”. O espaço organiza-se de forma assembleária, antiautoritária e autogerida e o seu principal objetivo é contribuir para a divulgação das ideias libertárias, promovendo periodicamente atividades culturais. Destaque para o acervo da sua biblioteca com especial incidência em temas sociais e libertários, bem como uma livraria/distribuidora onde podem ser encontrados livros, revistas, fanzines e música.

A recente tentativa de aumento da renda teve início no final de Dezembro. A carta do senhorio, enquadrada pelo processo de atualização das rendas do NRAU, propõe um aumento de 67% sobre o atual valor da renda e a passagem para um contrato não vinculativo com duração de 5 anos. Após a consulta de um advogado, foi concluído que o senhorio não pode proceder a qualquer atualização da renda, uma vez que o CCL já paga mensalmente um valor bem acima dos 1/15 do valor patrimonial do locado, previstos pela lei. No entanto, o fim do contrato de arrendamento por tempo indeterminado é certo e o contrato do CCL passará a ter um prazo certo de 5 anos, findos os quais apenas terá lugar uma renovação por um período de 2 anos, ficando então a continuação do CCL neste espaço à mercê do senhorio.

O CCL enviou já, através do seu advogado, uma contestação ao aumento da renda mas esse processo tem custos associados e tem sido difícil para a associação pagar essas despesas, pelo que foi feito um apelo de solidariedade.

Tal como para este centro de cultura anarquista, o NRAU é, para muitos espaços, pequenos negócios e famílias, uma ameaça. Já a habitação é, aos olhos dos legisladores e dos grandes proprietários, uma simples mercadoria que é necessário rentabilizar da melhor forma, não olhando a meios.

 

Contactos:
CCL – Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto – Cacilhas – Almada
ateneu2000@yahoo.com
http://www.facebook.com/CentroDeCulturaLibertaria
Dados da conta bancária do CCL para donativos:
Titular: CENTRO DE CULTURA LIBERTÁRIA
NIB: 003501790000215493029
IBAN: PT50003501790000215493029
BIC: CGDIPTPL

 


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Centro de Cultura Libertária ameaçado pela “Nova Lei das Rendas (altas)””