shop-cart

Lendo: Ulrich, o incendiário

Ulrich, o incendiário

Ulrich, o incendiário


Ulrich é um incendiário. Pouco tempo depois de ajudar a provocar um colapso financeiro que ainda andamos a pagar, quase nada após receber dos contribuintes largos milhares, decidiu dizer que as pessoas podem aguentar mais austeridade. Podia-se ter ficado por aqui, não seria a primeira nem a última vez que se ouviria um senhor com um ordenado milionário dizer uma coisa destas. Mas não. Achou por bem comparar os portugueses com os gregos, que estão sob medidas ainda mais graves, chegando mesmo a afirmar que partir montras de bancos é uma espécie de prova de vida. Nunca tal apelo à violência se tinha ainda ouvido. Ulrich é um incendiário.

A coisa não surtiu efeito. Talvez as pessoas, pouco habituadas a que um banqueiro faça tais apelos, não tenham conseguido processar a situação devidamente. Mas Ulrich é um homem com uma missão. E, em breve, voltou à carga. Desta vez para dizer que, em nome da estabilidade das empresas financeiras, o limiar até ao qual era legítimo rebaixar o ser humano era o da indigência. Se um ponto percentual de valorização bolsista implicar mais mil sem-abrigo, pois que assim seja. Se isto não pretende acicatar ânimos e apelar à rebelião, então não percebo nada de comunicação. Ulrich é um incendiário.

Mas não se ficou por aqui, o director do BPI. No aparente arrependimento que demonstrou em dias seguintes, limitou-se a explicar que nunca pretendeu insultar os sem-abrigo. Claro que não. Insultava, sim, os que ainda têm sítio onde dormir, os que ainda lhe pagam os devaneios no casino da finança. Insultava os que ainda têm a força de terem alguma coisa a perder. Ulrich é um incendiário.

Acrescentou, por fim, que ninguém lhe dá lições de consciência social, que ele é pessoa para ter tudo bem definido na sua cabeça e sabe que um rico é feito de pobres e que não cabe aos primeiros partir a amarras dos seus próprios privilégios. Ulrich é um incendiário.

A story about


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Ulrich, o incendiário”