
Desculpa, mas não encontramos nada.
Desculpa, mas não encontramos nada.
Lendo: Apoiar uma outra forma de Educar
Cartaz elaborado por Nuria Barreiras.
Como resposta às muitas insatisfações criadas pelo sistema de ensino actual, vários grupos de pessoas têm-se juntado para criar estruturas alternativas e autónomas dedicadas à aprendizagem. É o caso de dois projectos educativos, um no Porto e outro em Palmela, ambos com inscrições abertas para Setembro. Têm em comum serem espaços de Liberdade e Responsabilidade, não só para crianças mas também para adultos, uma vez que os pais ou outras pessoas da comunidade estão convidadas a participar activamente nos projectos. O Mapa divulga estas iniciativas que merecem o apoio de todos os que se preocupam com uma educação melhor.
Projecto Escola Viva, Porto
O projecto Escola Viva é um projecto em auto-gestão de membros da Cooperativa dos Pedreiros, no Porto, para crianças dos 2 aos 6 anos. Os valores-base do projecto são a autonomia, a liberdade e a responsabilidade, além da cooperação, confiança, criatividade e respeito. “Estes valores desenvolvem-se no dia-a-dia, nomeadamente através de assembleias diárias onde cada criança escolhe uma tarefa colectiva, bem como actividades que pretende ou prefere desenvolver durante o dia.“
info . contactos . Visitas : escolaviva@portolivre.net
https://www.facebook.com/aescolaviva
Projecto Raízes, Palmela, Setúbal
O projecto Raízes, agora sediado em pleno Parque Natural da Arrábida, no Vale dos Barris é um projecto comunitário que tem como foco principal a educação. Sendo um projecto direccionado a crianças dos 6 meses aos 6 anos, as suas Raízes são valores como o amor, respeito, partilha, autonomia, liberdade, cidadania. “Aqui cruzam-se crianças, pais, famílias e outras pessoas pertencentes à comunidade local, sendo para nós essencial que os espaços que frequentamos se apresentem sempre abertos a quem quiser entrar.”
Mais informações em https://projectoraizes.wordpress.com/
Ser EducAção, Soajo – 4,5 e 6 de Setembro
No coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, na aldeia do Soajo, terá lugar o encontro Ser EducAção. Serão três dias de encontro e partilhas sobre Ser, Educar e Agir. O encontro pretende “contribuir para uma educação integral, consciente, participativa, activa e sustentável serão dinamizados diferentes círculos de partilha e reflexão sobre Educação Libertária, Ensino Doméstico, Permacultura na Educação, Parentalidade entre outros. Pretende-se também fornecer ferramentas que possam ser usadas individualmente no trabalho com crianças e esclarecer assuntos relacionados com questões legais do sistema educativo”; “fortalecer uma rede de pais, educadores, crianças, projetos, munícipes, comunidade, serviços e instituições no Norte de Portugal.”, assim como contribuir para a criação de uma comunidade de aprendizagem no Soajo, acentuando nesse sentido o “potenciar os costumes da vila e o seu desenvolvimento local”.
Mais informação e Inscrições em http://www.movingcause.org/2015/07/24/ser-educacao/ (a entrada é por donativo)
No rescaldo do encontro Ser Educação…
“Afinal outra educação é possível: Famílias, Crianças e Educadores/as Aprendem sobre Educação”. Artigo de Eunice Macedo & Sofia Santos, disponível aqui:
http://www.movingcause.org/2015/11/02/afinal-outra-educacao-e-possivel/