Desculpa, mas não encontramos nada.
Desculpa, mas não encontramos nada.
Ao escrever um texto para o MAPA, cada autor deverá enviar, para além do texto:
– Título
– Autor (nome real ou pseudónimo) e email
– Lead (Introdução / Sinopse)
– Pagelas (frases a destacar na paginação)
– Imagens (ou sugestão de) [fotos ou ilustrações com qualidade 300 dpi mínimo;
tamanho (altura/largura) acima de 1000x…] + legenda + créditos
– É importante respeitar os limites de caracteres (que devem ser combinados
durante a discussão de propostas). A saber:
Curtas – 3.000
Última página – 4.000 (opinião ou notícia curta)
1 pág. – 5.000 (7.000)
2 pág. – 12.000
3 pág. – 18.000 (21.000)
5 pág. – 30.000 (máximo, para artigos de cadernos centrais)
TITULO DO TEXTO
– Os títulos devem ser curtos e dispensam ponto final.
CAPÍTULOS / SUBTÍTULOS
– Recomenda-se o uso de subtítulos – de divisão do texto em capítulos –, de forma a
tornar a leitura mais fácil e ligeira. Os subtítulos não devem exceder uma frase e
dispensam pontuação.
PAGELAS
– As pagelas são destaques do texto (uma frase ou menos) a que se quer dar realce na
paginação.
– Cada autor deve sugerir pagelas, ainda que a selecção final seja feita no processo de
paginação.
– No caso de não haver pagelas sugeridas pelo autor, os revisores devem propô-las.
– Sem aspas baixas « », excepto quando se referem a discurso directo ou transcrições,
ou uso de expressões; citações dentro de citações devem utilizar as aspas verticais ” “
LEAD
– O lead (introdução/sinopse) serve para destacar um resumo do texto que poderá ser
usado tanto na própria página como para chamada de primeira página.
– Geralmente o primeiro parágrafo, com um máximo de 150/200 caracteres, posto em
destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo, no intuito de
atrair e conduzir o leitor aos demais parágrafos. De uma maneira geral, o lead deve
responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo),
onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central
da história. Ou o propósito da Crónica.
– Cada autor deve sugerir uma introdução/sinopse
– No caso de não haver introdução/sinopse sugerida pelo autor, os revisores devem
propô-la.
IMAGENS
– As imagens devem ser acompanhadas de legendas explicativas curtas, sempre com o
nome do autor e data, no seguinte formato:
– José Manuel (2009). Chávena sobre mesa.
– Cada autor deve sugerir imagens.
ASSINATURA DOS ARTIGOS
– Todos os artigos são assinados, podendo recorrer-se ao uso de pseudónimos.
USO DE ASPAS / ITÁLICO / BOLD
– Todas as citações – discurso directo ou transcrições – usam aspas horizontais « ».
– Reserva-se o uso de aspas verticais ” ” para citações dentro de citações.
– As aspas « » servem também para o uso de «expressões», ou quando se queira
tornar um termo mais «simbólico».
Exemplos:
– Há mais de 20 anos que o Teatro Regional da Serra de Montemuro desafia a
condição da «interioridade».
– Os centros de detenção para migrantes são centros onde as pessoas,
legalmente consideradas «indocumentadas», «irregulares» ou «ilegais»
(linguagem frequentemente utilizada no debate público)…
– Os títulos de artigos, capítulos, relatórios, estudos, teses, etc. devem ir dentro de
aspas verticais ” “
– Os títulos de obras (livros, discos, filmes, espectáculos, conferências, etc.) devem ir
em Itálico
Exemplo:
– No seu livro Porquê a fruta destaca-se o artigo “Porquê as bananas”, onde o
autor afirma que «a diferença não está na casca».
– Evitar a utilização de itálicos ou negritos para dar ênfase ou para indicar meios de
comunicação, blogues ou marcas.
– Os estrangeirismos devem estar em itálico.
Exemplos:
– Assim, o processo repete-se ad eternum…
– O projecto pertence à start-up Y Combinator.
SIGLAS / ACRÓNIMOS
– Sempre que se recorra ao uso de uma sigla, a primeira ocorrência deve vir
acompanhada do nome que a origina.
Exemplo:
– O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) promove
debates regulares. A última conferência do CRIA realizou-se em Lisboa…
NÚMEROS
– Números de 1 a 10 são escritos por extenso. Daí para cima, com algarismos.
Exemplos:
– dez camiões de areia
– estiveram presentes 50 pessoas
– Milhares/milhões: dois mil (ou milhões) | 12 mil (ou milhões)
12.153 | 12.414.000 (com pontos e não com espaços)
– Números ordinais com a mesma regra.
Exemplos:
– é a quinta vez que Marcelo dá beijos a esta criança
– é a 15ª vez que Marcelo dá beijos a esta criança
– Números que começam uma frase são sempre por extenso
Exemplo:
– Cinquenta pessoas estiveram presentes.
NOTAS / REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– Evitar o uso de notas de rodapé.
– Quando pertinente e, sobretudo, quando isso sirva para esclarecer passagens do
texto ou deixar informação adicional, os textos podem e devem ser acompanhados
de notas. Por exemplo, quando se quer referir uma notícia, dizer em nota de rodapé:
Diário de Notícias, 4 de Janeiro de 2014.
– Quem escreve (e quem revê) deve evitar a função «nota de rodapé» no ficheiro de
texto e apresentar as suas notas com numeração normal entre parênteses e colocar
as notas no final do texto, todas seguidas, sempre em formato texto. Isto é muito
importante porque, no processo de paginação, as notas de rodapé do word precisam
de ser convertidas para texto normal.
Exemplo:
– A última conferência (4) decorreu em Lisboa…
REFERÊNCIAS AO JORNAL MAPA
– Referir sempre como «Jornal MAPA» ou «MAPA»
– Tentar nunca usar «nós».
– Nunca usar «na última edição» nem «no Mapa anterior».
Exemplo:
– Na edição de Julho de 2007 do Jornal MAPA abordou-se.
REFERÊNCIAS A OUTROS JORNAIS
– Não usar itálico. Usar letra redonda e iniciais maiúsculas.
Exemplo:
– Diário de Notícias, 4 de Janeiro de 2014
USO OU NÃO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
– A critério de cada autor.
GÉNERO
– À responsabilidade de cada autor.