shop-cart

Lendo: Ângela Polícia – do lado de cá

Ângela Polícia – do lado de cá

Ângela Polícia – do lado de cá


Ângela Polícia traz “O outro lado” ao Vol. 3 da “Música sem Filtros”, em colaboração com o Colectivo Projectil.

Jornal Mapa – Como defines a tua música?
Ângela Polícia – Não há assim nenhum tema em que eu procure estar mais activo. Com Ângela Polícia eu exploro muito o lado psicológico do indivíduo, o lado social, de como ele está inserido na sociedade. Através da observação, às vezes através da intervenção, da provocação… mas não há nada em que eu me foque para tentar combater. Acho que é mais para tentar conhecer-me a mim próprio através da arte. Quando escrevo os temas acabo sempre por investigar um bocadinho mais, aprender e estudar. Então acabo sempre por me conhecer melhor, e conhecer melhor a sociedade.

JM – Sobre a faixa “O outro lado”, como é que ela surge?
AP – Na altura devia estar um dia cinzento, muito provavelmente, porque a letra começa com isso. Há muito tempo que andava a absorver muita coisa, há muito tempo que andava entupido, então precisava de deitar cá para fora. Escrevi de uma maneira honesta sobre aquilo que estava a sentir naquele dia, de me sentir impotente. Não quis baixar os braços e a minha forma de não baixar os braços foi escrever, foi escrever essa letra.

Outros_Ângulos

Fotografia de Outros Ângulos

JM – “Música sem Filtros” é uma compilação de músicas de combate, de intervenção, com que nos identificamos enquanto colectivo. Vês a música como ferramenta de luta?
AP – A música é uma ferramenta que serve para transportar mentes para fora do seu contexto e fazê-las experimentar novas sensações e perspectivas. Como já dizia o outro, a música é a expressão de sentimentos através de sons. Então a música pode servir como banda sonora, ou pano de fundo, daquilo que se esteja a abordar. Seja a opressão, seja a violência, seja o que for. E acho que funciona muito bem: muitas vezes as pessoas têm aversão a certos temas e a música serve de aquecimento, como um cobertor, que permite que as pessoas fiquem mais confortáveis para abordar esse tema. A música cria o clima. As pessoas precisam desse clima para entrar num certo estado de espírito, num certo espaço mental, e conseguir absorver o tema.

JM – O que esperas do futuro?
AP – Eu sinceramente…. Eheh, já esperei tanto na vida e já criei tantas expectativas que tento não criar expectativas, não esperar que a minha música tenha impacto nas pessoas. O que eu mais espero é que chegue aos ouvidos das pessoas. E se as pessoas lhe derem atenção suficiente, irão perceber a mensagem e irão perceber o sentimento que está por trás. Mas não caio em muita expectativa, senão acabo por me desiludir! Promovo a minha música cá para fora no sentido de chegar ao correio das pessoas, depois as pessoas decidem se querem ouvir ou não. Ninguém gosta de ser obrigado a ouvir o que quer que seja, muito menos eu, e então o que eu espero é que pelo menos chegue aos ouvidos das pessoas.

JM – Os sonhos que tinhas quando começaste a escrever mantêm-se, ou mudou alguma coisa?
AP – Alguns sonhos que tinha quando comecei o projecto mantêm-se. Continuo a ser um ser indignado e atento à realidade contemporânea. Mas o indivíduo já não é o mesmo, já não estou nos mesmos contextos em que estava há uns tempos atrás, já não vivo na mesma cidade, não estou com o mesmo grupo de pessoas… Mas há coisas que eu ainda mantenho, o sentido de comunidade, informação, educação, justiça, igualdade… Há virtudes que tentas potencializar e defeitos que tentas melhorar para te tornar uma pessoa melhor, e com isso tornar-te um melhor guerreiro, um melhor lutador.

 


Fotografia [em destaque] de  Nuno Braumann


Written by

Sandra Faustino

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Ângela Polícia – do lado de cá”