Mapa #25 na rua

13 de Novembro de 2019
Print Friendly, PDF & Email

CapaMAPA_25

A edição 25 do Jornal MAPA está aí! Neste número somos assombrados por essa outra luz de Lisboa projetada pela fúria imobiliária sobre a grande Lisboa. Do centro à periferia, uma profunda crise de habitação toma lugar com o aumento das rendas, das desigualdades e dos despejos. Mas há uma resistência que cresce pelo direito à cidade contada nestas páginas.

Destaque ainda na edição de novembro-janeiro, para uma conversa com a investigadora Dulce Morgado Neves sobre como se nasce em Portugal: em torno dos partos e dos direitos das mulheres. Papel das mulheres igualmente sublinhado noutro artigo, desta feita em torno da defesa dos terrenos comunitários na Galiza. A defesa da terra e da vida cruza-se ainda com outros e variados artigos, que vão desde as lutas anti mineração a crónicas sobre a Amazónia ou em torno do paganismo e a espiritualidade no Ocidente.

Já outra conversa levou-nos, em tempos de crise da representatividade, a falar sobre auto-organização e democracia direta com Jorge Valadas, autor do recém-editado “O Socialismo Selvagem”. Sobre os novos contornos do mundo do trabalho há ainda neste número olhares às novas formas de greve ou ao distópico, mas real, mundo das plataformas de tradução e legendagem. Noutras latitudes, destacaríamos o relato em primeira pessoa dos atrozes campos de migrantes na Bósnia.

Tudo isto e muito mais nas 48 paginas do Jornal MAPA à venda nos locais habituais ou que podes receber em casa, apoiando a continuação de um projeto de informação crítica,  ao fazeres uma assinatura em www.jornalmapa.pt [6 edições por 12,5€  ou 20€, subscrição solidária].

About the Author

-

Comentar

XHTML: Podes usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>