shop-cart

Lendo: Operação policial contra movimento libertário na Catalunha

Operação policial contra movimento libertário na Catalunha

Operação policial contra movimento libertário na Catalunha


oper_policial_barc_destaqueHoje, dia 16 de Dezembro, pelas cinco e um quarto da manhã, um dispositivo formado por 400 agentes dos Mossos d’Esquadra (polícia Catalã) foi mobilizado para levar a cabo uma operação contra o movimento libertário na Catalunha.

 

Cumprindo ordens da Audiência Nacional Espanhola, este dispositivo tomou de assalto a Kasa de la Muntanya, histórica casa okupada de Barcelona que faz este ano 25 anos de actividade. Os agentes rebentaram o acesso principal da casa no momento em que um helicóptero da polícia sobrevoava o edifício para o iluminar. Para lá chegar, a policia arrancou uma árvore e parte de um muro que sustenta a rua adjacente, de forma a poder aceder com rapidez. Segundo o jornal Catalão La Directa, a vintena de habitantes que estava na casa regufiou-se num ginásio enquanto a polícia revistava o edifício. No momento do assalto policial estavam na casa 6 crianças de 5 e 6 anos.

Os agentes revistaram a casa confiscando telemóveis, computadores portáteis e todos os dispositivos informáticos que se encontravam no seu interior, bem como todo o tipo de documentos e ferramentas. Neste momento, a polícia deixou sair as crianças e dois adultos, permanecendo o resto das pessoas dentro do edifício.

Entretanto, foram realizadas várias acções de solidariedade, como o corte espontâneo da rua Travessera de Dalt por cinquenta pessoas.

Até ao momento foram detidas 14 pessoas, dez em Barcelona, duas no bairro de Poble Sec e duas no bairro de Grácia. Além da operação na casa da Kasa de la Muntanya, foram também efectuadas buscas no Ateneu Libertario localizado no bairro de Sant Andreu, e noutro ateneu no bairro de Poble Sec. Foram igualmente efectuadas buscas em vários domicílios noutros locais da cidade de Barcelona. Há ainda notícias de rusgas e, pelo menos, uma detenção em Madrid.

Segundo o comunicado dos Mossos d’Esquadra, a operação policial prende-se com o “caso Pandora”. Esta operação, comandada pela audiência Nacional, tem como objectivo, segundo esse texto, “desarticular uma organização de terrorista de cariz anarquista à qual se atribuem vários atentados com artefactos explisivos”.

Para lá das justificações que as autoridades apresentam para as suas operações, o estado Espanhol tem um grave historial de perseguição e repressão contra o movimento libertário e os moviemntos sociais em geral. Mais grave ainda é o facto dos Mossos d’Esquadra terem um historial de tortura, agressões, maus tratos havendo por isso grandes perigos para os detidos. Em vários pontos do Estado Espanhol estão já convocadas manifestações e concentrações, para hoje e para os próximos dias, em solidariedade com os detidos.

(noticia traduzida e adaptada do Jornal Diagonal)


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (2)

Bookmark this article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 People Replies to “Operação policial contra movimento libertário na Catalunha”